terça-feira, 29 de setembro de 2015

Mal – entendidos do amor

Dias desses estava viajando com alguns amigos e um deles chegou sem a namorada. A pergunta recorrente, até que todos fossem devidamente atualizados, era sobre o seu paradeiro.

O desenrolar dos fatos foi mais ou menos o seguinte: ele estava em um bar com um amigo, que lhe emprestou o cartão para pagar a conta e entrou na balada ao lado. Na sequência, o meu amigo foi encontrá-lo por 10 minutos para devolver o cartão (segundo a sua versão), nesse meio tempo o celular não funcionava, a namorada ligou e esbarrou na caixa-postal. Pronto, todos os fatos necessários para uma bela discussão estavam ali, à disposição para o iminente desentendimento.

No dia seguinte a namorada começou com aquelas pequenas implicâncias que só as mulheres são capazes de colocar em prática. Tudo que meu amigo falava era motivo para uma chatice sem precedente ser incluída na conversa.

Em um desses momentos, já no carro, prontos para irem nos encontrar na praia, a namorada simplesmente diz que não quer mais ir, abre a porta e sai. Meu amigo, cansado dos melodramas femininos, nada faz para impedi-la e segue viagem.

Resultado, eles passaram o fim de semana longe um do outro. Ele lá, falando dela a cada cinco minutos, e também mal das mulheres, quase como um analgésico para alívio da falta que ela fazia. E ela cá, certamente remoendo os acontecimentos com suas amigas, contando da briga e do último “absurdo” que o namorado havia aprontado, mas também sentindo muita falta dele e elucubrando sobre como ocupava as horas em que estavam separados.

Antes que os homens partam em defesa do seu gênero e as mulheres façam o mesmo, acalmem-se. Não existem culpados nem inocentes nesta história. Para mim, o que ela retrata é a nossa incapacidade em manter uma comunicação clara com nossos tão desejados parceiros de relacionamento, mesmo depois de termos frequentando boas escolas, lido bons livros e sendo bem articulados.

Ora, custava a namorada ter sido franca sobre a forma que se sentiu no momento em que descobriu que ele estava na balada, certamente ludibriada, porque a história inicial era que ficaria num bar e de repente não era mais isso.

Custava meu amigo ter explicado calmamente os acontecimentos e ao invés de manter-se inerte quando ela desceu do carro, gastar um pouco da sua sinceridade e confessar que o fim de semana não seria o mesmo sem ela, porque quando amamos desenvolvemos essa incrível capacidade de descobrir o mundo também através dos olhos do outro, os nossos não são mais suficientes para isso.

Nada disso foi feito e os dois permaneceram tristes em pontos diferentes do estado, sofrendo com seus corações apertados e egos inflados.

Enquanto isso, eu aqui intrigada com a percepção de que muitas vezes não passamos de crianças birrentas escondidas em corpos adultos. Continuamos desejando que nosso descontentamento seja satisfeito instantaneamente, com uma leitura de pensamento e que o mundo se ajuste aos nossos mais íntimos anseios num passe de mágica.

Talvez o meu casal de amigos tenha voltado ao seu confuso amor no momento em que escrevo este texto, mas as pequenas dores diárias pelos mal-entendidos que causam a si mesmos podem se prolongar e até mesmo destruir o belo sentimento que os une.

Ser franco com o outro nas questões do coração, revelar os sentimentos mais íntimos e os desejos genuínos, pode até significar fragilidade para alguns, mas é essencialmente fidelidade a sua verdade, a verdade que o amor imprime em nós.

Se não formos capazes de expor o que realmente somos ao outro, nunca saberemos se ele ama o que somos ou a ideia que faz de nós, a qual alimentamos diariamente pelos meandros da nossa existência.

Amar requer a coragem de ser sincero consigo mesmo e com o outro, e isso chega a ser para poucos. 

Um comentário:

  1. Realmente, Beliza, você tem toda razão no que disse! Sempre tive essa preocupação em me colocar no lugar do outro e todas as vezes que fiz isso, deu super certo! No meu ver, não devemos impor, nem limitar o outro. Cada um faz aquilo que sua consciência permite e uma boa conversa sempre resolve. Temos que ser bem resolvidos, sem distinção de gênero! Vou confidenciar, não só para você, mas para seus leitores, hehehehe uma história parecida com a do seu amigo. Certa vez, nos tempos da graduação, meu então esposo e naquela época noivo, se ausentou da cidade para um treinamento da empresa onde trabalhava. Fiz tudo que uma mulher segura deve fazer: Cuidei de arrumar sua mala, incluindo nos seus compartimentos um bom perfume e suas melhores roupas, pois se ele decidisse sair com os amigos, era para ir bem arrumadinho. Eu sempre dizia: Se a turma resolver sair, não vai dizer que não vai, porque sua mulher não vai gostar. Vai! curta com moderação, se divirta dentro daquilo que for razoável e que sua consciência lhe permita fazer. E sabe? eu dizia e digo isso com toda a verdade do meu coração. Gosto de gente bem resolvida. Não penso que somos metade uns dos outros. Somos pessoas completas que se juntam para compartilhar. Se não é para ter confiança, melhor ficar sozinho! Mas, voltando à minha história! O danado do noivo pisou na bola! Não, porque fez algo que eu desaprovasse, mas porque foi para a balada e não me disse nada! E olha que eu havia lhe dado o “vale night”, só queria que ele me comunicasse caso resolvesse sair, só isso! Mas eu descobri da minha maneira e por ele mesmo. Após o seu retorno, saímos para jantar e eu como quem não queria nada, disse: “amor” porque você não me contou que saiu para a balada? (mal sabia ele que eu estava "jogando um verde", ou melhor exercendo o meu oficio, kkk) Saltando os olhos, surpreso, quase sem reação, não tentou de forma alguma negar! Vai saber o que eu tinha feito para descobrir! (absolutamente nada!). Disparou o seguinte? Ai ai ai, quem já foi conversar fiado pra você???? Eu disse:”fiado”, ninguém! Kkkkkk. E eu sei até a roupa que você estava (torcendo para que ele tivesse usado a camiseta preta e o Jeans escuro) descrevi cada detalhe (afinal, eu havia arrumado a mala, kkkk). Pronto, ele assumiu: Eu saí mesmo! Ai eu ousei um pouco mais nas perguntas: E aquela moça que estava com vocês (ele e os amigos). Ele: era a namorada do meu amigo! Bem, a conversa terminou por ali mesmo, eu não fiz nada com relação aquelas informações. Eu não estava lá para saber o que aconteceu na balada. Estava ele e a consciência dele! Se ele houvesse feito algo que julgasse errado era com ele e sua consciência, não era comigo! Eu finalizei dizendo o seguinte: Não sou eu que devo aprovar ou desaprovar suas atitudes. É você! Não jogue fora a confiança que deposito em você, não deixe que passe oportunidades, não deixe de ir a um happy hour com os amigos, não deixe de fazer nada, achando que eu não iria aprovar, me avise para evitar preocupações desnecessárias! E desde então, ficou tudo certo, foi apenas um mal entendido do amor! E mal entendidos acabam destruindo relações de pessoas inseguras, infelizmente! Tenho comigo uma opinião: Somos todos livres, de modo que nenhum pode impor limitações ao outro! Vivamos felizes sempre e entendidos cada vez mais com o amor das nossas vidas!
    P.S Adoro seus textos e me identifico bastante com todos eles! Beijos

    ResponderExcluir