terça-feira, 28 de julho de 2015

Meus cabelos brancos

Eu não sou uma das pessoas mais vaidosas que conheço. Para ser sincera, nunca tive grandes insatisfações em relação ao meu corpo e à minha aparência. Um dia me sinto mais bonita, noutros nem tanto, na média vivo em paz com o espelho.

Só que no dia que eu encontrei o meu primeiro cabelo branco por acaso, no escuro do banheiro da balada, senti um certo desconforto, a inquieta constatação da passagem do tempo.

Usamos corriqueiramente o jargão “ah, o tempo passa”, mas até os 20 ou 30 e poucos anos, a noção dessa passagem é similar a que temos quando assistimos ao último capítulo da novela, como se “5 anos depois...” magicamente tudo se resolvesse. A vida real apresenta outras complicações.

A complicação específica naquele dia, em frente ao espelho escuro, era a minha vida profissional. O ambiente de trabalho do qual eu fazia parte e o modo como eu desenvolvia diariamente minhas atividades não me satisfaziam.

Eu oscilava entre constantes incômodos e alguns momentos de alívio, que acabavam sendo um paliativo para suportar novos e mais prolongados períodos de vazio.

Algumas pessoas com as quais eu era obrigada a conviver carregavam valores muito diferentes dos meus e assistir ao modo como “atuavam” me matava aos poucos.

Depois de dias intermináveis de angústia, noites mal-dormidas, reflexões e inúmeras conversas, consegui compreender, assimilar, que não há um único caminho a percorrer para a realização profissional.

Pedi demissão, me libertei da prisão que eu havia criado e jogado as chaves fora. Resgatei as chaves, resgatei a mim mesma. Desde então descubro novos modos de exercer o que sou, as definições tornaram-se desnecessárias, sou várias dentro de uma só.

Para você, talvez não seja o cabelo branco, mas sim o marido pedindo carinhosamente atenção ao casamento, ou o filho, ou você mesmo com a vontade de ficar consigo. Seja lá o que for, preste atenção.

Ouça seu peito, ele tem muito mais a dizer do que as planilhas exatas do Excell, o plano de carreira do escritório ou a ideia equivocada de sucesso que você comprou pelas bancas de revista.


A conta entre as penosas horas até o final de semana e os dois dias de alegria nunca irá fechar. Decida viver agora de acordo com o que te faz sentido, crie seu próprio conceito de sucesso a partir dos vários caminhos que existem em você. Assim, novos cabelos brancos serão descobertos com a tranquilidade de que o tempo que os trouxe foi inteiramente vivido.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Bê!
    Adorei o texto e me identifiquei muito!
    Ia adorar marcar esse vinho com você!
    Beijos
    Marina

    ResponderExcluir
  3. Que delicia de texto Beliza!! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  4. "A conta entre as penosas horas até o final de semana e os dois dias de alegria nunca irá fechar". Concordo demais. A vida é agora, não em sábados, domingos e feriados.

    ResponderExcluir