terça-feira, 14 de julho de 2015

Escrever e estar nua

Você pode até ler o título deste texto e pensar que uma coisa não tem nada a ver com a outra. Bem, para mim, uma está completamente ligada à outra.

Uma das minhas primeiras experiências com as palavras foi quando me apaixonei pela primeira vez: escrevia poemas em um caderno que era praticamente um diário, todos os dias meus sentimentos transformavam-se em palavras azuis no papel.

Mesmo escrevendo, meu peito continuava cheio de angústia, como só os amores da adolescência nos fazem sentir.

Então entendi que as palavras não eram só minhas, eram também daquele que me inspirava. Assim, em um belo dia, uma adolescente de 14 anos decide (com a ajuda de suas amigas, evidentemente) entregar anonimamente suas palavras para o seu amado.

É claro que em uma cidade pequena do interior o anonimato durou poucas horas e logo estava lá eu, com toda a coragem que eu sequer acreditei que tinha, me declarando frente a frente.

Ele não me quis. Chorei horas no colo da minha melhor amiga, mas depois de alguns dias, ficou tudo bem. Ao menos todos aqueles sentimentos foram entregues a quem pertenciam.

Essa foi a primeira vez que me senti nua. Não a nudez do corpo, que para mim chega a ser até normal, considerando que todos somos comumente iguais no sentido físico. Me senti nua na minha alma, desprotegia e vulnerável. Há algo que possa nos deixar mais expostos do que as palavras e o amor?

Passados mais de 15 anos desde a minha primeira nudez da alma, as palavras continuam a insistir em viver em mim, por isso estou aqui, transformando-as em texto e no meu sentimento do mundo.

Estou me rendendo à conclusão de que elas existem para serem compartilhadas, caso contrário, seríamos apenas silêncio.

7 comentários:

  1. Beliza, que linda sua maneira de expressar! Tão pura quanto a inocência e pureza da adolescência. Também passei por algo semelhante: me senti nua, quando, sem perceber que seria "dispensada" pelo meu primeiro amor do colégio, simplesmente falei o que sentia! Pobre de mim... rs

    A Mi (Milena) me passou o link do seu blog. Adorei!

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa, eu, vc e muitas outras passamos por esses desencantos dos primeiros amores! Fico feliz que tenha gostado! 💓

      Excluir
  2. Lindo, Bel!

    Que jeito leve de escrever, tão gostoso de ler!

    E a gente pensando que a vida é escrever petição! Rsrs

    Já estou ansiosa pelos novos textos!

    ResponderExcluir
  3. Filha, que bom ver você desnudando sua alma. Sempre achei você linda principalmente de alma e ao se dispor a despir sua alma publicamente só demonstra mais uma vez o seu grande valor e toda sua coragem.
    Quem venham mais ... desta nudez qualquer pai se orgulha. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Parabéns filha ...Desta nudez todo pai se orgulha. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Beli! Amei! Direto e profundo!!! bjbjss

    ResponderExcluir
  6. Adorei o seu texto, parabéns!

    ResponderExcluir